Setúbal cria equipa de apoio à realização dos inquéritos epidemiológicos

A autarquia disponibilizou mais de uma dezena de funcionários para apoiar na elaboração dos inquéritos epidemiológicos. Os treze elementos receberam formação especializada.

A equipa municipal começou a realizar os inquéritos a 22 de janeiro, coordenados pelo Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida. Os treze técnicos superiores, disponibilizados pela autarquia e com telemóveis cedidos pela mesma, encontram-se a exercer funções em regime de teletrabalho, assegurando contactos todos os dias, incluindo fins de semana e feriados. Cada contacto pode durar em média 40 a 60 minutos.

O objetivo é acelerar a realização dos inquéritos, permitindo reforçar a resposta no rastreio de contactos de doentes infetados por Covid-19 e o seguimento de pessoas em vigilância ativa. O grupo de técnicos recebeu formação especialização para a realização deste trabalho.

Segundo a autarquia, esta ação constitui “uma resposta à mobilização de funcionários públicos para reforço da realização de inquéritos epidemiológicos definida no estado de emergência”.