Festival que decorre na Arrábida e no Alentejo apresenta, como um dos grandes atrativos, três dezenas de obras oriundas de uma dúzia de países.
A edição deste ano do certame Cinema em Locais Inusitados e Temporários (CLIT) arranca este sábado à tarde no Cinema Charlot, em Setúbal, com a projeção de uma longa-metragem, acompanhada de um encontro de cosplay.
Em exibição, agendada para as 15h00, vai estar a película “Belle”, do japonês Mamoru Hosoda, inspirada livremente no conto francês “A Bela e o Monstro” e estreada em 2021 em Cannes, onde foi aplaudida de pé durante 14 minutos.
Após a exibição do filme decorre o desfile de cosplay, que segundo a organização, em nota enviada à nossa redação, terá atribuído “um prémio de 100 euros para o melhor fato”.
O CLIT vai apresentar ainda obras relacionadas com música e, durante uma semana, até 6 de outubro, percorrerá diversos pontos da região da Arrábida (Setúbal, Azeitão, Sesimbra, Palmela) e do Alentejo (Alcácer, Grândola, Montemor), num formato itinerante experimental batizado de CLIT on Tour.
A programação é composta ainda, segundo a organização, “por três dezenas de obras oriundas de uma dúzia de países”, havendo, inclusivamente, a presença de realizadores portugueses e estrangeiros. Destaca-se, por exemplo, uma sessão de cinema noturna nas Minas do Lousal ou a projeção, num local a descobrir em Sesimbra, de “Little Satchmo”, película vencedora de um Emmy para Melhor Documentário Histórico.
Coorganizado pela Associação Festroia e pelo Monte de Letras com o apoio de duas dezenas de parceiros, o CLIT inclui as secções Inatel – Histórias com Música, Envolve-te! e Descobre-o.