Madalena Matoso, Martina Manyà, Laura Costa, Alejandro ‘Mono’ González, André Ruivo, Gonçalo Duarte, Inês Viegas de Oliveira e Mantraste são alguns dos artistas que marcam esta edição.
Entre os meses de outubro e novembro, a cidade sadina será palco da Festa da Ilustração, um evento que irá acolher 14 exposições em diversos equipamentos do concelho, como a Casa da Cultura, Galeria Municipal do 11, Museu do Trabalho Michel Giacometti, Casa d’Avenida, Casa do Largo, Casa Bocage, A Gráfica, Museu de Setúbal/Convento de Jesus, Livraria Culsete e as bibliotecas de Setúbal e Azeitão.
“A Festa da Ilustração prossegue a tendência crescente de afirmar o emergente e de confirmar também o presente, sem esquecer o legado de quem, estando ou não estando entre nós, deixa marcas indeléveis no percurso da ilustração”, destacou Pedro Pina, vereador da autarquia com o pelouro da Cultura, durante a apresentação do certame que decorreu Casa da Cultura.
A ilustradora Madalena Matoso é a convidada nacional este ano e os seus trabalhos, intitulados “Coisas Originais”, vão estar patentes na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, entre este sábado e o dia 26 de novembro.
A convidada estrangeira do certame é a artista catalã, Martina Mayà, com obras, pautadas pelo caráter abstrato, apresentadas na mostra “Contágio, Serigrafias Mutantes”, a inaugurar também este sábado, no Espaço João Paulo Cotrim da Casa da Cultura.
Nos nomes nacionais ainda destaque para as exposições assinadas por Laura Costa, Inês Viegas Oliveira, Pedro Moura, Daniel Maia, Marco Gomes, André Ruivo, Gonçalo Duarte, Mantraste e Bernardo P. Carvalho.
“Estamos a celebrar o centenário do nascimento de Sebastião da Gama, motivo pelo qual existirá também uma mostra dedicada ao poeta azeitonense”, apontou o vereador Pedro Pina. Nesse sentido há a assinalar as exposições “Ver ao Perto”, com trabalhos de artistas locais, na Casa do Largo, “Levar à Letra”, na Casa d’Avenida, e “Pelo Sonho é que Vamos – Sebastião da Gama e a Serra da Arrábida”, nas bibliotecas de Setúbal e Azeitão.
Paralelamente, vai ser promovido um conjunto de conversas com Pedro Moura, Jorge Silva, Madalena Matoso, Martina Manyà, Inês Viegas Oliveira, Bernardo Carvalho, Ana Nogueira, José Teófilo Duarte e Sérgio Godinho.
Mas não só de ilustrações se faz esta iniciativa, havendo ainda espaço para outras atividades, como na abertura do certame, sábado pelas 21h30, o “Concerto da Festa!”, que se traduz num encontro musical com Luís Vicente Trio, junto à Casa da Cultura.