A escola de Almada é uma das cinco a nível nacional a ser reconhecida nesta parceria. Um passo importante para aproximar os alunos do mercado de trabalho. O entusiasmo dos parceiros e da comunidade académica da EPED ganha novo fôlego.
Foi com o compromisso de incentivo e valorização do ensino profissional que a Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento (EPED), de Almada, o Grupo Sovena e a Fundação Amélia de Mello celebraram vários protocolos, na passada sexta-feira, na Caparica.
Os protocolos foram estabelecidos apenas com cinco escolas a nível nacional, e procuram, resumidamente, dar uma oferta de estágios, com possibilidade de captação de futuros profissionais para a empresa, além da abertura de concursos para melhores projetos e bolsas de estudo. No caso da EPED, destina-se a alunos de Análise Laboratorial e Gestão de Ambiente.
“Todos os nossos parceiros, que proporcionam e facilitam a formação em contexto trabalho, são importantes”, afirmou Paulo Borges Martins, diretor da EPED, em declarações ao Semmais. O dirigente deixou ainda largos elogios ao Grupo Sovena e mostrou o seu entusiasmo pelos protocolos estabelecidos. “É evidente que um grupo com esta dimensão e interesse é uma mais-valia significativa, não só para estes alunos e esta escola em particular, mas para todo o ensino profissional”, garantiu.
Ainda segundo o responsável, esta parceria está a ser encarada com muito expectativa pela comunidade académica da EPED. “Convenhamos que um miúdo que chega aqui ao 10.º ano e lhe dizem que daqui a três anos pode ter trabalho assegurado em qualquer sítio, nomeadamente numa empresa desta dimensão, onde pode fazer um estágio e lá ficar a trabalhar ao mesmo tempo que continua os estudos, é um estímulo muito grande”, referiu Paulo Borges Martins.
EPED reconhecida como “escola de excelência”
Para o Grupo Sovena, a assinatura destes protocolos é também de grande importância, e revela este passo estratégico do Grupo na formação para o mercado de trabalho. A garantia foi dada ao Semmais por João Guerreiro, diretor dos Recursos Humanos. “Isto acaba por ser um reconhecimento para a escola e para estes alunos”. E acrescenta: “Trata-se de um investimento a longo prazo, três a cinco anos, para aquilo que é o desenvolvimento em termos de competências académicas e para que a transição das competências profissionais seja feita quer através de um estágio, quer também pela própria inserção no mercado de trabalho”.
João Guerreiro considera estes projetos fundamentais para aproximar as empresas aos jovens recém-formados. “É fundamental que os alunos percebam que, no final daquilo que é o seu ciclo académico, abrem-se novas possibilidades e oportunidades de integrarem o mercado de trabalho. E que o mercado de trabalho os valoriza nesse sentido. Por isso é fundamental dizer que estamos cá e estamos disponíveis”, acrescentou.
O terceiro pilar desta parceria é a Fundação Amélia de Mello, instituição que não teve dúvidas em associar-se ao projeto. Jorge Quinta, secretário-geral da fundação, presente na cerimónia, deixou rasgados elogios à EPED, no sentido de desmitificar “alguns mitos” sobre o ensino profissional. “Há a ideia de que o ensino profissional é para os menos preparados. É uma ideia completamente errada”, afirmou ao Semmais. “Posso afirmar que nesta escola e em muitas outras deste setor de ensino estamos perante um ensino de excelência”, garantiu.
Alunas top da EPED recebem prémio de mérito
Na mesma ocasião, as instituições parceiras distinguiram as duas melhores alunas dos cursos de Análise Laboratorial e Gestão do Ambiente. Débora Lopes, com média de 19,36 valores, e Núria Afonso, com média de 18,80 valores, ambas de Análise Laboratorial, receberam os prémios de mérito académico referentes ao ano letivo 2021/22.