Nova líder distrital da Anafre com ‘caderno de encargos’ ambicioso

A nova coordenadora distrital da Anafre para o distrito de Setúbal, eleita este mês entre pares, ambiciona dar um novo fôlego ao trabalho dos autarcas das freguesias na região. E já tem uma forte ‘carteira’ de ações para colocar em prática.

Valorizar o trabalho e as funções dos autarcas das freguesias no distrito, melhorar a articulação entre as juntas e empreender uma boa dose de formação técnica e jurídica, são alguns dos pilares que a nova coordenadora da Anafre – Associação Nacional de Freguesias – pretende levar por diante no seu mandato.

Gabriela Soares, que nas últimas autárquicas foi eleita pelo segundo mandato consecutivo presidente da União de Freguesias Barreiro e Lavradio, está a encarar “com grande otimismo” mais este desafio, e afirma que a sua equipa “vai ter um longo trabalho pela frente”, no sentido de “valorizar o papel destes autarcas”, que nem sempre é bem reconhecido. “Considero importante apostar na formação, não só naquilo que é essencial na nossa ação, como as questões jurídicas, mas também como preparar dossiers no âmbito dos apoios e financiamentos públicos e comunitários”, refere ao Semmais.

A autarca socialista, que sucede no cargo a José Miguel, ex-presidente da Junta de Freguesia da Moita (CDU), quer também inverter o último “ciclo de inércia”, embora reconheça que a pandemia “foi um grande obstáculo” na prossecução de alguns objetivos. “Tenho a perspetiva de que é sempre possível fazer mais e melhor, por isso pretendo melhorar a articulação entre as diversas juntas e os seus autarcas, nomeadamente no que toca às boas práticas. Esse será um pontapé de partida da nossa intervenção”, garantiu.

 

Enriquecer trabalho e melhorar resultados para as populações

No essencial, a dirigente quer apostar numa formação dos seus pares que vá para além das questões políticas. Por isso mesmo, quer inovar porque, sugere, “é possível delinear um conjunto de ações que enriqueçam e valorizem o nosso trabalho e os resultados concretos junto das populações que servimos”. E acrescenta: “Há um mundo de boas práticas que não se discute nas nossas juntas, é preciso debater o que estamos a fazer bem e o que estamos a fazer menos bem. Se houver vontade, diálogo e articulação, todos podemos melhorar o nosso trabalho”.

Para levar por diante este projeto da formação, Gabriela Soares vê com bons olhos a possibilidade de protocolar com o Instituto Politécnico de Setúbal planos orientadores, que incluam “matérias inovadoras, para que os autarcas não fiquem presos só às questões de gestão políticas” das suas freguesias.

As novas competências para as autarquias é outro assunto “sempre em cima da mesa” mas, como sublinha, são questões que estão a ser tratadas ao nível da cúpula da Anafre, nomeadamente “o envelope financeiro” que as acompanhará. Sem esquecer, no mesmo âmbito da Associação Nacional de Freguesias, a discussão sobre o estatuto do eleito local.

Recorde-se que do novo Concelho Diretivo da Delegação da Anafre para o distrito, para além de Gabriela Soares, coordenadora, fazem parte Pedro Matias (PS), como  1.º vice-coordenador; Rui Canas (CDU), como 2.º vice-coordenador; e outros quatro vogais: Hélder Moutinho (PS); Fabrício Pereira (PS; Maria João Costa (CDU) e Cecília Sousa (CDU). A Mesa da Assembleia da Delegação é presidida por Jorge Mares (PS).