Câmara de Setúbal e APA lançam manual de boas práticas para lidar com o lixo

A Câmara de Setúbal e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiram um conjunto de orientações para que a tentativa de mitigação dos efeitos do Covid-19 seja conseguida. As recomendações incidem sobre a gestão dos resíduos produzidos em casa.

Em comunicado, a autarquia refere que “é necessário controlar os fatores de risco associados à gestão de resíduos, sobretudo nos casos de tratamento de doentes no domicílio, para garantir a segurança dos profissionais de higiene urbana e gestão de resíduos e prevenir a disseminação da doença”.

As recomendações da APA vão no sentido de todos os resíduos devem ser colocados no lixo comum, não devendo por isso ser efetuada qualquer separação para reciclagem nem a deposição nos ecopontos. É igualmente recomendada a utilização de dois sacos em casa utilização, devendo os mesmos conter até dois terços da sua capacidade.

Todos os resíduos produzidos pelas pessoas em quarentena ou isolamento, assim como os produzidos pelos que com eles privam, devem ser depositados num caixote de abertura não manual com saco de plástico. Estes resíduos, que nunca deverão ser calcados são, entre outros, lenços e restos de comida. O saco utilizado deve conter apenas dois terços da sua capacidade e, depois de bem atado, deve ser metido num segundo. Todos estes procedimentos devem ser efetuados com luvas.

As luvas, por sua vez, devem ser retiradas no sentido de dentro para fora, sendo enroladas de modo a que não se toque na sua parte exterior. Após serem depositadas no lixo, o utilizador deve lavar as mãos com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos.

Os sacos de lixo, que nunca devem tocar o corpo ou o vestuário, devem ser depositados nos contentores destinados ao lixo doméstico os quais, por sua vez, devem ser lavados e desinfetados com regularidade.

Luvas, máscaras e lenços, mesmo que não estejam contaminados, devem ser colocados no lixo comum e nunca nos ecopontos ou nas sanitas.

Em Setúbal, de acordo com as determinações da autarquia, a deposição do lixo deve ocorrer no período compreendido entre as 19h00 e as 20h00, evitando-se dessa forma que os detritos permaneçam no espaço público durante muito tempo. É ainda importante evitar a deposição de detritos volumosos, normalmente designados por “monos”, assim como evitar a deposição de resíduos verdes.