O valor do fundo está em aberto e vai depender das verbas necessárias para aplicar as medidas já aprovadas e outras que venham a ser adoptadas.
A autarquia de Cuba criou um fundo de emergência para suportar os apoios extraordinários a famílias, empresas e instituições do concelho, com intuito de “minorar os efeitos sociais e económicos” causados pelo surto de coronavírus.
Em comunicado à Lusa, o município esclarece que este fundo faz parte de um pacote de 15 medidas, e vai servir para suportar tanto as medidas já aprovadas como outras que se venham a mostrar necessárias de adoptar, pelo que o valor do fundo “está em aberto”.
Entre as medidas está também o reforço financeiro do Programa de Emergência Social, o alargamento da entrega de refeições gratuitas alunos do escalão B de apoio social do pré-escolar e 1º ciclo, a redução temporária em 70% da renda de habitação municipal e o aumento do apoio ao arrendamento em 50%.
A redução de 75% da fatura da água para famílias com cartão social do município e o pagamento imediato aos fornecedores da câmara com possíveis antecipações dentro dos limites da lei são outras das medidas. Também vão estar isentas de pagamento a totalidade da renda dos estabelecimentos comerciais que sejam propriedade da autarquia e as taxas de ocupação de via pública e publicidade.