Os números da DGS continuam a divergir dos apresentados por algumas autarquias. A pandemia parece estar controlada.
Há hoje mais um caso positivo de Covid-19 no Alentejo, segundo indica a Direção Geral de Saúde (DGS). O total de infetados na região será agora de 243, mantendo-se o registo de uma só morte. Estes números não são, no entanto, coincidentes com os que são apresentados por algumas câmaras municipais, que referem ter menos doentes.
Hoje a DGS continua a apresentar dezenas de infetados na zona do Alentejo Central, mas a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz adianta que dos 58 que testaram positivo desde o início da pandemia, apenas três estão ativos. A edilidade afirma ainda que na sua área de ação não existem doentes ativos, mas apenas oito pessoas totalmente recuperadas. Anuncia também que há 42 dias que não surge qualquer caso novo no concelho. A DGS, por sua vez, continua a anunciar sete casos positivos na zona.
Bem diferentes são também os números apresentados em relação a Moura. Enquanto a DGS refere 68 casos, a câmara diz que são apenas 30, sublinhando também que existem 50 pessoas já recuperadas e outras tantas sob vigilância. Neste concelho, ainda segundo a autarquia, realizaram-se na semana passada testes no Centro Infantil Nossa Senhora do Carmo, e nas creches “Amor Perfeito” e “Bem me Quer”, não tendo sido detetado qualquer caso positivo.
O relatório de situação diária da DGS indica 23 casos em Évora, 14 em Beja e 14 em Serpa. Em Almodôvar os doentes serão nove e em Elvas, Vendas Novas e Odemira, oito cada. No entanto, em relação a este último concelho, a autarquia refere a existência de cinco adoentes ativos, dois recuperados e 36 pessoas sob vigilância médica.
Para além dos casos já referidos, há também sete casos confirmados em Montemor-o-Novo, seis em Portalegre e outros tantos em Portel, e quatro em Cuba.
Nos concelhos do Litoral Alentejano integrados no distrito de Setúbal a DGS assinalou seis casos ativos em Alcácer do Sal, dez em Grândola e 17 em Santiago do Cacém. A Câmara Municipal de Alcácer do Sal diz, por sua vez, ter um doente ativo e cinco recuperados. A de Grândola refere cinco pessoas com o vírus ativo, nove já recuperadas e 11 sob vigilância. Por fim, em Santiago do Cacém, a autarquia faz referência a dois doentes e 12 pessoas recuperadas.
Por regiões, há hoje a assinalar 16.396 doentes e 698 mortes no Norte. No Centro os números da DGS referem 3628 infetados e 223 óbitos. Em Lisboa e Vale do Tejo já são 8361 os portadores confirmados do vírus e 279 os falecimentos. No Algarve há 356 pacientes e 15 mortes, tantas quantas as registadas nos Açores, onde há também 135 pessoas infetadas. Por fim, na Madeira, mantém-se os 90 doentes e nenhum falecimento.
A DGS anunciou ainda que o total de pessoas infetadas no país é de 29.209. Há 628 pacientes internados, dos quais 105 em unidades de cuidados intensivos. O número de mortos é agora de 1231, enquanto os recuperados ascendem a 6430.