Infraestrutura movimentou 3,9 milhões de toneladas até julho de 2021, um aumento de 3,2% em relação ao mesmo período de 2020.
O desempenho positivo da infraestrutura sadina tem vindo a ser dominante no decorrer deste ano, “apresentando um crescimento de cargas consistente e bastante ativo como plataforma de expedição das exportações nacionais”.
Em comunicado, a APSS – Administração do Porto de Setúbal e Sesimbra, afirma que o crescimento se deve “aos segmentos da carga geral com 2,2 milhões de toneladas, um aumento de 16% no período comparado”.
“Nos sub-segmentos da carga geral, a contentorizada cresceu 12%, com um total de 106,8 mil TEU, já a fracionada teve um desempenho ainda mais positivo de 28,3%, com 911 mil toneladas, por sua vez, a carga ro-ro subiu 17,4%, com 156 mil viaturas movimentadas”, lê-se na mesma nota.
A vertente exportadora do porto de Setúbal continua bem vincada, as mercadorias carregadas atingiram o valor de 2,1 milhões de toneladas, 54% do total movimentado. Uma vez mais, são cargas de valor acrescentado a dominar as exportações, com 71% da carga ro-ro a ser expedida, (110 mil viaturas) e 52% da carga contentorizada (55 mil TEU).
O crescimento do movimento do porto foi alavancado mais expressivamente nos terminais públicos, mais 5,5% no total, repartido pelo Terminal Ro-Ro, mais 10,7%, Terminal TMS 2, mais 11%, Terminal TMS 1, mais 13%.
Os valores positivos estenderam-se ao número e capacidade dos navios que escalaram o porto até julho de 2021, estiveram em operação 1013 navios, mais 9,8%, com uma média 13 275 em toneladas GT, mais 11,7%, em relação ao período em 2020.