As instituições particulares de solidariedade social (IPSS) de Moura criaram uma Equipa de Intervenção Imediata, que pretende garantir a prestação de cuidados a pessoas idosas, no âmbito da pandemia.
Segundo o município, esta equipa, que conta com a participação voluntária de todas as instituições de solidariedade do concelho, através da cedência temporária de dois ou mais colaboradores, pretende suprir as necessidades imediatas, até 48 horas, de substituição dos funcionários de qualquer instituição que, por indicação da Autoridade de Saúde Pública, fique com os mesmos em vigilância ativa, confinamento ou isolamento profilático.
“Desta forma, será possível garantir a prestação de cuidados a pessoas idosas, assim como prestar apoio em outras valências disponibilizadas pelas IPSS”, explica a autarquia.
A criação desta equipa, teve o apoio do município, através do Serviço Municipal de Proteção Civil.
A decisão de criar a Equipa de Intervenção Imediata resultou, de acordo com a autarquia, das habituais reuniões semanais que a câmara de Moura realiza, desde março, com as IPSS e o Instituto de Segurança Social.