A segunda obra vai arrancar durante este mês e permitirá à autarquia uma gestão rigorosa, com maior controlo, permitindo detetar perdas e roturas no sistema de abastecimento.
Intitulado “Cada Gota Conta”, o projeto inserido na estratégia do município em disponibilizar água para consumo humano, vai avançar com a segunda obra da operação durante este mês.
O objetivo é dotar o município de uma gestão mais ativa e com controlo em tempo real, para detetar perdas e roturas no sistema de abastecimento de água, diminuindo as mesmas para salvaguardar os recursos hídricos existentes no concelho. Trata-se da última fase das obras que prevê a construção das Zonas de Medição e Controlo (ZMC), estruturas que acolherão os equipamentos de medição de pressão e caudal.
O objetivo global é atingir em 2022 uma percentagem de perdas reais inferior a 12,3% (em 2019 este valor foi de 12,6%), após as intervenções que decorrerão em vários locais do concelho, incidindo maioritariamente na instalação de caixas de betão enterradas junto às condutas de abastecimento, para instalação de equipamentos de medição, nas freguesias de Palhais, Santo André, Verderena, Alto do Seixalinho, Barreiro e Lavradio.
A empreitada tem o valor de 180.565,54 euros e o prazo de execução é de seis meses. O projeto é cofinanciado pelos Fundos de Coesão da União Europeia, através do PO SEUR e do Portugal 2020, comparticipado em 153.714,72 euros.