RESULTADO DE UM INVESTIMENTO QUE JÁ ULTRAPASSA O MEIO MILHÃO DE EUROS
Reconhece que “não descobriu a pólvora”, mas, Pedro Dias, tem um negócio «que se demarca dos demais». Esta semana participou na iniciativa “Setúbal viu Nascer”, revelando o seu percurso e apresentando os seus alojamentos locais que são «eco-friendly, gay-friendly e, até, pet-friendly».
TEXTO ELOÍSA SILVA IMAGEM DR
«A nossa Missão é fazer “acolhimento” em vez de “alojamento”», começa por explicar ao Semmais Pedro Dias. O setubalense, de 37 anos, deixou a área da aviação (foi comissário de bordo e despachante de jatos de luxo) e, em 2015, criou a marca Pedro Dias Y Concept Apartments.
A viver em Malta com a sua esposa, Maria Caso, também ela comissária de bordo, adquiriu os primeiros dois apartamentos, no Quebedo, há cinco anos «por cerca de 40 mil euros». Apesar de uma gestão à distância, rapidamente percebeu que a procura «justificava mais oferta».
Deixaram a aviação e os jatos de luxo e mudaram-se, ambos, de malas e bagagens para a Setúbal. «Este era o nosso projeto de vida e para o fazermos ainda melhor, teria que ser aqui», esclarece. Numa questão de meses abriram um terceiro apartamento no Quebedo, em 2018 abriram os primeiros «apartamentos de charme» na baixa setubalense e este ano implantaram a marca em Palmela.
Admitindo que, apesar de jovem, «é uma empresa com um crescimento sustentado», Pedro Dias revela que já se prepara para abrir mais um apartamento na baixa setubalense «porque a procura de alojamento local, apesar de termos quase 200 alternativas, é muito superior à oferta».
Distinções reconhecem o esforço na inovação
Com uma taxa de ocupação de 95%, e sete apartamentos de alojamento local, em Setúbal e Palmela, Pedro revela que «o investimento de 500 mil euros tem tido o retorno que esperava. Não “descobri a pólvora”, mas garanto que o serviço que a minha empresa presta se diferencia». E a prová-lo estão os prémios que os Y Boutique Apartments e Y Quebedo-Concept Serviced Apartments têm recebido.
«Além dos comentários que nos deixam nas plataformas virtuais, e presencialmente, temos recebido vários prémios do Booking, Trivago e, mais recentemente, da Expedia como o “2018 Guest Rated Award”. Somos reconhecidos, essencialmente, porque encaramos o negócio como acolhimento e não como o “habitual” alojamento. Queremos que os nossos hóspedes se sintam em casa, literalmente», vinca.
A juntar a estes prémios estão duas etiquetas que complementam a promoção da marca Y Concept Apartments. A primeira, uma novidade no ramo do alojamento local em apartamentos, tem a ver com a permanência de animais de estimação durante a estadia. Nos apartamentos de charme de Palmela isso já é uma realidade e «tem sido elogiado».
A segunda está patente no site conexaolusofona.org; «é a etiqueta gay friendly, que nos reconhece como inclusivos e acolhedores perante a comunidade LGBT». Só estão identificados 12 locais em todo o país.
Aeroporto pode impulsionar crescimento do negócio
Todos os apartamentos Y Concept têm pinturas e azulejos de artistas locais (I.E Vasco Leonardo, Argina Seixas) e são decorados numa alusão a personagens e figuras históricas da região. Todos são eco-friendly, «pois usamos o mínimo plástico, usamos produtos de limpeza amigos do ambiente, oferecemos welcome kits em artesanato local, em vez de plástico, e só com produtos que promovem a região, e até o papel higiénico é bio-degradável».
Apesar das «dificuldades inerentes a qualquer investimento», Pedro e Maria estão «confiantes» de que o futuro é promissor e de que o desenvolvimento, previsto para a região, pode contribuir para o fortalecimento do negócio, «seja ele qual for».
«Se se confirmar que o novo aeroporto fica, mesmo, no Montijo, equacionamos expandir o nosso projeto para outros concelhos do distrito. No entanto, temos consciência que teremos que fazer investimentos ponderados porque o mercado imobiliário vai explodir. Temos que ser conscientes, porque a visão que nós temos não é a mesma que têm as autarquias que, apesar de se estarem a esforçar, não estão preparadas para o crescimento do alojamento local».
No caso concreto de Setúbal, e enquanto setubalense, Pedro Dias deixa um apelo ao executivo para que «comece a olhar para os pequenos empresários com a mesma atenção com que olha para os grandes investidores».
A competição, acredita o empresário, «melhora a oferta, e quem ganha com isso é a região, os habitantes e quem nos visita», conclui.