Os bombeiros sapadores são os principais beneficiários dos dois protocolos assinados entre as duas entidades.
A Câmara Municipal de Setúbal e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) assinaram ontem dois protocolos, na área da segurança e proteção civil. O primeiro diz respeito à cedência de um edifício onde irá funcionar um Centro de Interpretação de Riscos. O segundo prevê a realização de obras no quartel dos Bombeiros Sapadores.
Segundo uma nota da autarquia, o Centro de Interpretação de Riscos irá funcionar próximo do cais de apoio aos catamarãs, no Jardim Engenheiro Luís Fonseca. Ali, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, serão divulgadas diversas intervenções relacionadas com a segurança e proteção civil. “Riscos! Aprender e Evitar” é o nome da mostra itinerante que ali será exibida e que se destina, sobretudo, à população escolar.
“Com o novo espaço, a mostra, uma mais-valia para a aprendizagem na área da proteção civil, ganha um espaço fixo, com a possibilidade de poder ser ampliada”, realçou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.
A presidente da APSS, Lídia Sequeira, manifestou satisfação em “poder contribuir para a instalação deste centro vocacionado para a vertente educativa nas áreas da segurança e da proteção civil”.
Quanto ao protocolo para a realização de obras no quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, é de referir que a APSS vai disponibilizar cerca de 60 mil euros para a execução de beneficiações na cobertura do edifício
Os trabalhos, diz a câmara de Setúbal, deverão avançar no verão. Proceder-se-á ao encapsulamento da cobertura de fibrocimento do edifício, tornando-o ambientalmente mais sustentável e mais seguro.
A propósito desta obra, Maria das Dores Meira disse que este “é mais um passo” na reabilitação do imóvel que, nos últimos anos, tem sido alvo de um investimento camarário para melhoria das condições gerais de utilização.