Projeto EmCena exibe “Uma solidão demasiado ruidosa” em Santiago do Cacém

O teatro volta à cena em Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André com a peça “Uma solidão demasiado ruidosa”, numa adaptação do romance do escritor checo, Bohumil Hrabal.

O espetáculo apresenta-se, no dia 13, no auditório da Escola Secundária Padre António Macedo (ESPAM), e no Auditório Municipal António Chainho (AMAC) no dia 14.

A peça teatral é promovida pela câmara de Santiago do Cacém e a Associação Juvenil Amigos do GATO (AJAGATO), através do Projeto EmCena, com a participação da Companhia de Teatro Artistas Unidos.

“Uma solidão demasiado ruidosa” passa-se em Praga, onde há uma cave brilhante como uma gruta de tesouros. Sombria e suja como um esgoto. Nessa cave há milhares de livros, centenas de ratos, visões passageiras e palavras que tornam o mundo grande. E há um homem, Hanta. Que há 30 anos empurra afetuosamente os livros, os mais belos e mais banais, para a prensa que os tritura e transforma em cubos de papel. Mas Hanta é um “carniceiro terno”. Sabe salvaguardar as palavras guardando-as na memória, para que eles brilhem que nem sóis, e para que esses sóis o ajudem a ver como pode ser a vida de um homem. Por entre a poeira, o suor e o cheiro a cerveja que não para de beber, Hanta fala-nos de Evelyne Pieiller.