Dia Mundial da Música assinalado em todo o distrito

Um pouco por toda a região há concertos com entrada livre para assinalar o Dia Mundial da Música. Artistas enaltecem a data.

O Dia Mundial da Música celebra-se esta sexta-feira e alguns municípios do distrito de Setúbal assinalam a data com concertos, a maioria gratuitos, todos com início às 21h30, à exceção do de Setúbal, que começa meia hora antes.

Em conversa com o Semmais João Mendonza, tenor setubalense, disse que “nestes últimos dois anos, conseguimos perceber que vivemos sem muita coisa, mas sem música é impossível”, ele que no dia 9 irá atuar pela primeira vez em Paris, na Gala Cap Magellan, para interpretar dois temas de José Afonso.

Já a fadista Yola Dinis, de Alcochete, que em breve irá ser cabeça de cartaz no musical “As Cantigas do Cinema Português”, de Diogo Novo, diz que o Dia Mundial da Música “é todos os dias”, porque “bebo, como, respiro e vivo música”.

Um concerto pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, que interpreta temas de dois conhecidos compositores clássicos, assinala, em Setúbal, a efeméride. A orquestra, com atuação agendada para o Fórum Luísa Todi, é dirigida pelo maestro Pedro Neves e tem acompanhamento do acordeonista João Barradas.

Palmela promove o espetáculo “Marta Menezes – Piano Solo e Piano e Orquestra”, em versão de câmara, no cine-teatro S. João. Vencedora de vários prémios, nacionais e internacionais, apresenta-se regularmente em concertos a solo, em música de câmara e com orquestra, tendo atuado em diversos países na Europa e não só.

Miguel Araújo atua no auditório Augusto Cabrita, no Barreiro, um concerto que, segundo a autarquia, já se encontra esgotado. Miguel Araújo é um dos artistas mais completos da nova geração. É considerado um compositor, letrista, cantor e músico, sendo bem-sucedido em cada uma destas vertentes que compõem a sua eclética carreira.

O Seixal comemora a data com um concerto de Débora Umbelino, que adotou o nome artístico de Surma, no cinema S. Vicente, em Paio Pires. Figura de destaque entre os valores da nova música portuguesa, Surma, com a sua voz, sintetizadores, samples e guitarras, irá explorar ambientes sonoros e fronteiras entre géneros musicais.

Na Moita, o Forum Cultural José Manuel Figueiredo recebe o cantor Luís Varatojo, fundador da banda Peste & Sida que apresenta o concerto “Luta Livre”, um novo projeto que resulta de um olhar interventivo sobre a sociedade e a atualidade. Bilhete custa 3,56 euros.

Mais a Sul, em Santiago do Cacém, o auditório António Chainho acolhe o concerto com a soprano Carla Pontes e a pianista Cristiana Silva que vão apresentar temas de compositores franceses e fazer uma viagem musical por bandas sonoras de vários filmes.