Universidade de Évora investe em sistema computacional único em Portugal

O equipamento que representa um investimento superior a 400 mil euros pretende dotar o Laboratório de Inteligência Artificial e Big Data com elevada capacidade computacional, no domínio da aprendizagem automática e inteligência artificial.

A Universidade de Évora (UÉ) vai receber este ano dois equipamentos NVIDIA DGX A100, de capacidade global de 2×5 petaflops, 16 GPUs A100, 640GB de memória das GPUs e 2 TB de memória RAM, para equipar o Laboratório de Inteligência Artificial e Big Data.

Com um desempenho equivalente a 10 mil computadores, o novo equipamento computacional representou um investimento superior a 400 mil euros. Paulo Quaresma, professor do Departamento de Informática e a dirigir o laboratório explica, numa nota de imprensa, que o foco principal é a investigação aplicada, “em especial nos domínios da Saúde, Ambiente, Agricultura, Cidades Inteligentes e processamento de imagem e de Língua Natural (escrita e falada)”.

O docente afirma ainda que os resultados intermédios obtidos no projeto já permitem “classificar as chamadas telefónicas num dos 59 algoritmos existentes com um grau de correção superior a 80% e identificar os três algoritmos mais prováveis com um grau de precisão de 97%”.

A aquisição do novo sistema computacional para o Laboratório de Big Data e IA irá permitir a aplicação das mais modernas metodologias baseadas em redes neuronais profundas pelo que existe uma forte expectativa, por parte do investigador da Universidade de Évora, em que o novo sistema possa melhorar ainda mais o desempenho já obtido.

Financiado pelo programa Alentejo 2020, o equipamento único no país está configurado para as mais recentes ferramentas de suporte ao desenvolvimento de sistemas baseados em aprendizagem automática, permitindo assim potenciar fortemente o desenvolvimento de investigação, inovação e transferência de conhecimento em inteligência artificial e big data da instituição académica.