Pandemia parece estar a abrandar no Alentejo onde há 185 infetados

Há agora 186 pessoas com a doença confirmada e apenas uma vítima mortal. O Presidente da República não quer que se descurem as regras de segurança.

A pandemia de Covid-19 no Alentejo continua a evoluir lentamente. Os dados estatísticos da Direção Geral de Saúde (DGS) dizem que há agora na região 186 pessoas com a doença, mais duas do que na véspera. O número de mortos (um) mantém-se inalterado.

São 13 os concelhos (excetuando os que integram o distrito de Setúbal) que estão incluídos no relatório diário de situação elaborado pela DGS. Entre todos, apenas um ultrapassa as três dezenas de casos positivos. Trata-se de Moura, onde há 29 doentes confirmados segundo a DGS (a autarquia anuncia 40), a maior parte deles residentes em comunidades ciganas.

Em Serpa continuam a existir 18 doentes e em Évora, cidade onde de início foram identificados os primeiros contagiados, o número é agora de 19. Todos os restantes concelhos alentejanos têm menos de dez casos ativos da doença. É assim em Beja, com nove, Elvas e Vendas novas, com sete cada, Portalegre e Reguengos de Monsaraz, cada qual com seis, Montemor-o-Novo com cinco, Almodôvar, Portel e Cuba, cada um com três infetados. A Câmara Municipal de Odemira diz, por sua vez, ter um doente em estado ativo, e a DGS fala em três.

Hoje o primeiro ministro, António Costa, voltou a relembrar que no próximo fim-de-semana (prolongado devido ao feriado de 1º de maio) serão proibidas as deslocações para fora do concelho de residência, tal como já aconteceu durante a Páscoa.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lembrou que a pandemia está longe de estar vencida e alertou a população do país para o facto de não dever descurar a atenção nem os cuidados de contenção, sob pena de se regredir nos resultados positivos que já foram alcançados.

Em relação aos municípios alentejanos que integram o distrito de Setúbal, constata-se que existem oito casos em Santiago do Cacém, dois em Alcácer do Sal (que já tem três recuperados) 11 em Grândola (onde há 12 pessoas em vigilância ativa) e um em Sines, segundo informações das autarquias.

No país morreram, até ao início de sábado, 880 pessoas (mais 26 que na véspera). O número de doentes confirmados também subiu 2,6 por cento, cifrando-se agora nos 23.392. Há 1040 pessoas internadas, estando 186 em unidades de cuidados intensivos, enquanto que o número de recuperados se cifra agora em 1277.

Por regiões, conforme refere a DGS, contam-se 14.072 doentes e 502 mortos no Norte e 3183 infetados e 188 vítimas mortais no Centro. Em Lisboa e Vale do Tejo número de óbitos é de 170 e o de doentes 5435. No Algarve existem 320 casos positivos e 11 falecimentos. Nos Açores morreram oito pessoas e 111 outras estão comprovadamente doentes. Por fim, na Madeira, não existem vítimas mortais e os casos de Covid-19 são 86.