Restrições na AML só devem ser levantadas a partir de dia 15

António Costa adiou a decisão de reabrir os Centros Comerciais e as Lojas do Cidadão da Área Metropolitana de Lisboa para a reunião do conselho de ministros da próxima terça-feira. Levantamento de restrições não vão acontecer antes de dia 15.

O aguardado levantamento das restrições impostas a semana passada na Área Metropolitana de Lisboa fica adiado por mais uns dias. António Costa disse em conferência de imprensa, ao final da tarde, que a decisão só vai ser tomada na próxima terça-feira, durante a reunião de conselho de ministros, e que o levantamento deverá acontecer dia 15 de junho, duas semanas depois do que estava inicialmente previsto.

António Costa voltou a reforçar a ideia de que os “focos de doença estão bem identificados, nos cinco concelhos mais afetados da AML”. O primeiro ministro voltou a referir que os principais focos de transmissão acontecem entre trabalhadores da construção civil e de empresas de trabalho temporário e que é nessas áreas específicas que os serviços de saúde estão a trabalhar.

As declarações do primeiro ministro foram proferidas na conferência de imprensa onde anunciou um conjunto de apoios para fazer face à crise financeira resultante da pandemia. Entre as várias medidas, o governo anunciou um complemento de estabilização “para compensação de  perda salarial”, assim como a prorrogação até dezembro para quem recebe subsídio social de desemprego e uma prestação extra de abono de família a ser paga em setembro.

António Costa anunciou ainda a regularização contratual dos 2800 profissionais de saúde contratados durante o período da pandemia e a contratação de mais 2700 até ao final do ano.

Na área da cultura foram anunciados 30 milhões de euros para apoio à programação e 750 mil euros para a adaptação das salas de espetáculos à realidade Covid.