Os pescadores portugueses podem voltar à apanha da sardinha esta segunda-feira, sendo o limite de capturas de 10 mil toneladas até ao final do mês de julho.
O Ministro do Mar, Ricardo Sessão Santos, a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, e o presidente da câmara de Sesimbra, Francisco Jesus, juntaram-se aos pescadores de Sesimbra ontem, no porto de pesca, junto das embarcações de cerco, para assinalar o início da safra da sardinha que será desenvolvida em toda a costa portuguesa nos próximos meses.
De acordo com a avaliação científica publicada em meados de 2020, a dimensão do stock de sardinha teve uma evolução significativa, com o aumento da Biomassa de 179 mil toneladas em 2019 para 344 toneladas em 2020.
A 18 de junho, o Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES, na sigla em inglês) vai divulgar a nova avaliação do estado do stock, tendo em conta as estimativas positivas de abundância resultantes das últimas campanhas científicas. Portugal e Espanha fixarão as possibilidades de pesca definitivas para este ano.
A evolução positiva do recurso deve-se, essencialmente, ao esforço e ao empenho do setor que levou à recuperação do recurso, acompanhada do reforço da investigação científica que tem permitido rever as possibilidades de pesca que são fixadas anualmente.