Falta Social Democracia no Poder Local do distrito de Setúbal

As características do nosso distrito permitem-lhe ambicionar um caminho da modernidade e do crescimento, ambição tantas vezes adiada por falta de um projeto mobilizador e de autarcas competentes. Este é um distrito com grande potencial para o desenvolvimento nas áreas do trabalho, economia, turismo e conhecimento, devido à proximidade ao mar, à rede de transportes e vias de comunicação e à captação de investimentos em setores produtivos e tecnológicos. As nossas caraterísticas singulares dotam a região de significativas vantagens competitivas. A extensa costa litoral assume um papel determinante para a sua afirmação, quer ao nível turístico, quer pelo seu contributo para a economia nacional, nomeadamente através dos portos de Setúbal e de Sines, importantes potenciadores do desenvolvimento regional, fatores atrativos para a instalação de empresas e fixação de mão-de-obra qualificada.

O nosso distrito pode ser essencial no desenvolvimento de Portugal, mas, para que isso suceda, as autarquias têm de aproveitar melhor as potencialidades desta região e promover a captação de investimento.

Desde as primeiras eleições autárquicas, no já longínquo ano de 1976, que o distrito tem sido governado à esquerda: pelo PCP e pelo PS. O PCP, que tem no distrito de Setúbal um dos seus bastiões, utiliza as suas câmaras como braço armado para combate político partidário e como centro de emprego para os seus apaniguados. Apesar do “mito” de que os comunistas gerem bem as autarquias, a forma como têm governado o poder autárquico tem contribuído para o atraso do nosso distrito e para o seu fraco desenvolvimento. O PCP é um obstáculo ao progresso e ao investimento, paladino do “quanto pior melhor”, porque sabe que esse é o terreno fértil para o desânimo e que é no desespero que mais pode crescer eleitoralmente.

O PS no distrito, tal como no País, governa amarrado a compadrios e a uma visão ultrapassada do poder autárquico. Usa uma linguagem demagógica e de constante propaganda, cujo único objetivo é a perpetuação do poder, sem qualquer respeito pelos cidadãos, nem visão estratégica para o progresso do distrito.

Apesar das condições que Setúbal tem para um maior e melhor desenvolvimento, não temos alcançado os níveis de desenvolvimento que ambicionamos, muito pela inércia das autarquias, que são muitas vezes o principal obstáculo ao investimento na região.

Por isso dizemos que tem faltado Social Democracia no Poder Local do distrito, mas é um quadro podemos mudar já em 2021. Em cada um dos 13 concelhos do distrito, os candidatos do PSD promoverão a prosperidade, a economia local e a criação de emprego, numa ótica de desenvolvimento sustentável, valorizando as características de cada território, a qualidade dos recursos naturais, o combate às alterações climáticas, à destruição do litoral e à degradação da qualidade de vida nos concelhos.

Está na hora de darmos uma nova oportunidade ao distrito de Setúbal. Só depende de si, caro (e)eleitor!

Paulo Ribeiro
Presidente da Comissão Política Distrital de Setúbal do PSD