Triunfo e liderança colocam Vitória FC mais perto da Liga 3

Sadinos venceram Lusitânia e lideram com nove pontos, quando faltam três jogos por disputar. Encontro em Santarém, a 19 de maio, pode confirmar subida de divisão.

Vitória FC recebeu na tarde deste domingo o Lusitânia dos Açores para a 3ª jornada da fase de subida do Campeonato de Portugal.

A equipa orientada por José Pedro, conquistou os três pontos, com uma vitória por 3-1 e assumiu a liderança da sua série na fase de subida, com nove pontos e está assim a um pequeno passo de regressar à Liga 3.

Os sadinos iniciaram a partida deste domingo com: Tiago Neto (guarda-redes), Lourenço Henriques, Tiago Duque, Gonçalo Maria, Joel Monteiro, António Montez, Mauro Antunes, Caleb, Diogo Sequeira, João Marouca e Heliardo Silva.

Já o emblema visitante apresentou-se com: Diogo Sá (guarda-redes), Diogo Careca, Rafa Tché, Camilo Duran, André Amaral, Pedro do Rio, Bernardo Legatheaux, Itto Cruz, Gonçalo Cabral, Didier Mosquera, Telmo Watché.

A equipa setubalense não podia ter arrancado o jogo da melhor maneira. Com uma entrada assertiva e pressionante, o Vitória abriu o marcador ao minuto 8, com um golo de Marouca. O médio recebeu um passe de Caleb e ganhou espaço à entrada da área para atirar forte e cruzado para a baliza açoriana.

Logo no retomar da partida, os sadinos podia ter ampliado o marcador. Uma perda de bola criou uma igualdade numérica junto da defesa visitante e o cruzamento de Diogo Sequeira que só não encontrou Heliardo sozinho porque Itto Cruz teve uma intervenção oportuna.

Completamente contra a corrente da partida, apesar da grande entrada do Vitória, empurrado pelos seus adeptos, a pressionar e a ganhar muitas bolas no meio campo adversário, foi o Lusitânia que mexeu com a marcha do marcador ao minuto 11. Telmo Watche aproveitou uma desatenção da defesa sadina e com espaço, no frente a frente a frente com Tiago Neto, atirou para o 1-1.

O golo teve o condão de criar alguma ansiedade aos setubalenses, mas rapidamente superada, conseguindo impor novamente o seu jogo e pressão sobre a área açoriana, no entanto sem a mesma clarividência e dinâmica.

Com a chuva intensa que começou a cair sobre o Bonfim, chegou a fase mais complicada da partida, com as equipas a cometerem sucessivos erros, com muitas perdas de bola, num momento de jogo marcado por algumas faltas e batalhas no meio campo.

O Vitória lá conseguiu encontrar-se novamente e voltou a carregar sobre o Lusitânia perto do intervalo. O primeiro aviso foi dado ao minuto 38, com Diogo Sequeira, lançado nas costas da defesa por Caleb, atirou forte para defesa atenta, com a ponta dos dedos do guardiã do Lusitânia.

Mesmo em cima do intervalo, os sadinos chegam ao 2-1, beneficiando de uma grande penalidade. Marouca tocou para Heliardo que desmarcava-se isolado para a área quando foi derrubado por André Amaral. O árbitro da partida, António Alves, num primeiro momento mandou seguir, mas, numa questão de milésimos de segundos, seguramente alertado pelo seu assistente de linha, apontou para a marca dos onze metros. Heliardo confiante bateu forte e converteu o penalti.

Tento de Joel Monteiro deu tranquilidade

No início da segunda parte, o avançado brasileiro esteve novamente em foco e podia ter dado maior folga aos sadinos no marcador. Sozinho na área, apareceu a responder bem a cruzamento de Joel Monteiro, mas atirou por cima, numa incrível perdida, para desespero dos milhares de adeptos que estavam no estádio.

Assim com na primeira parte, houve longos períodos em que as equipas procuravam o domínio da partida, ora o Vitória a tentar adormecer e controlar, ora o Lusitânia com mais bola e mais próximo da área sadina. No entanto, foi como não existissem balizas durante essa altura, sem remate e oportunidades dignas de registo.

Foi então num esticão do Vitória que o 3-1 apareceu, quando o relógio marcava 71 minutos. Joel Monteiro foi lançado na linha por Daniel Carvalho, e viu o seu cruzamento desviar caprichosamente na defesa visitante e encontrar o caminho das redes.

O Lusitânia anda reagiu e podia ter reduzido por Luís Filipe. O extremo brasileiro ganhou espaço e com o seu pé esquerdo, perto da grande área, trazendo a bola para o meio, desferiu um forte remate que obteve boa réplica de Tiago Neto que segurou o 3-1.

Com este triunfo o Vitória assume a liderança da serie 2 da fase de subida, com nove pontos. Na próxima jornada, jogada a 19 de maio, os sadinos deslocam-se ao União de Santarém, já com a subida de divisão à vista.