Alcácer atribui apoios ao Banco Alimentar e aprova apoio para trabalhadores do município

A autarquia vai doar dois mil euros à associação sem fins lucrativos e aprovou a atribuição de um suplemento de penosidade e risco aos trabalhadores operacionais do município.

Em comunicado, a autarquia esclarece que na reunião de câmara realizada ontem, foi deliberado a cedência de um apoio financeiro extraordinário ao Banco Alimentar Contra a Fome de Setúbal.

O valor de 2.000 euros vai servir para apoiar a organização sem fins lucrativos que, durante a pandemia, aumentou as despesas em resultado do crescimento de pedidos de apoio alimentar reportados por famílias carenciadas.

Recorde-se ainda que a câmara de Alcácer do Sal já havia atribuído uma verba, no valor de 1500 euros, à mesma instituição a 28 de maio do ano passado.

No concelho, o Banco Alimentar presta um apoio de cerca de 19.000 refeições e 1500 cabazes por mês. “Com todas as contingências provocadas pela pandemia da Covid-19, o número de pessoas a necessitar de ajuda alimentar urgente aumentou exponencialmente”, conclui o documento da autarquia.

Na mesma reunião foi aprovado a atribuição do suplemento de penosidade e risco aos trabalhadores em função nas áreas de recolha e tratamentos de resíduos e tratamentos de efluentes, higiene urbana, saneamento, procedimentos de inumações, exumações, transladações, abertura e aterro de sepulturas.

Esta proposta, que “revela a preocupação do executivo municipal em garantir um reforço de rendimentos aos assistentes operacionais e não excluir nenhum trabalhador dos setores operativos deste processo”, resulta do artigo 24º da Lei nº 75-B/2020, de 31 de dezembro, que aprovou o Orçamento de Estado para 2021, e que determina a atribuição deste suplemento.