Deputada eleita por Setúbal volta a liderar grupo parlamentar comunista, que na próxima legislatura terá quatro deputados, menos dois do que na última.
A notícia foi avançada pela Rádio Renascença e confirmada à agência Lusa por fonte do PCP.
Paula Santos, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, é líder parlamentar desde 2022, altura em que sucedeu a João Oliveira, que não foi eleito nesse ano. A deputada foi cabeça de lista por Setúbal e a única eleita do partido por esse círculo.
Na próxima legislatura, o grupo parlamentar comunista será composto por quatro deputados, menos dois do que tinha. O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, que se vai estrear no Parlamento, e o dirigente António Filipe foram eleitos por Lisboa, Paula Santos por Setúbal e Alfredo Maia pelo Porto.
De acordo com os resultados provisórios das eleições legislativas de dia 10 divulgados pela secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, e numa altura em que falta distribuir os quatro deputados pelos círculos da emigração, a CDU (coligação PCP-PEV) teve 3,30 %, equivalente a 202.325 votos.
Paula Santos, 43 anos, é membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e foi eleita deputada pela primeira vez em 2009.
Licenciada em Química Tecnológica, foi a primeira mulher a assumir a liderança da bancada comunista. Eleita na Assembleia Municipal do Seixal, foi também vereadora naquele município entre 2005 e 2009.