Ivan Reis da marca da grande penalidade deu, ao minuto 87, a vitória ao conjunto orientado por Toni Pereira que terminou com nove jogadores, depois de ter passado grande parte da segunda parte em inferioridade numérica.
O GD Fabril recebeu na tarde deste domingo O Elvas CAD e conseguiu uma importante vitória na sua luta pela manutenção, batendo, em contornos dramáticos, o conjunto alentejano por 2-1.
A equipa do Barreiro entrava para esta partida em busca de regressar aos triunfos que lhe escapavam desde 10 de fevereiro quando venceu o Vasco da Gama da Vidigueira em casa por 3-0. Daí para cá empatou três vezes e perdeu uma, estando perigosamente perto da zona de descida.
Já o Elvas chegava este jogo vindo de um triunfo caseiro frente ao Imortal DC e procurava manter-se no registo positivo que tem tido desde dezembro em que venceu 8 dos 12 jogos que disputou, perdendo apenas três.
Para esta partida, Toni Pereira escolheu para o onze inicial Filipe Neves (guarda-redes), Iero Seidi, Fábio Marinheiro, Carimo Conté, Rúben Ribeiro, Tiago Matos, Mamade Fernandes, David Kong, João Fonseca, Daniel Sardinha e Diogo Ramos.
Quanto ao conjunto orientado por Pedro Hipólito, apresentava-se no Alfredo da Silva com Pedro Victor (guarda-redes), Renato Matos, Mamadu Djaló, Rúben Cardoso, César Medina, Sérgio Meireles, Lewis Enoh, Vilson Caleir, Franco Almara, Desmond Nketia e Lucão.
O Fabril começou melhor e abriu o marcador por Daniel Sardinha ao minuto 19. As grandes emoções da segunda parte estavam, no entanto, guardadas para a segunda parte.
Ao minuto 55 o jogo mudou de figura, com a equipa da casa a ficar reduzida a dez unidades por acumulação de amarelos de Tiago Matos.
A jogar com mais um elemento, o esforço do Elvas foi recompensado e aos 72 minutos o capitão Mamadu Djaló empatou a partida.
Só que o Fabril não baixou os braços e agarrou-se à luta pela manutenção e foi conseguir o triunfo já perto dos 90. Ivan Reis, que entreou para o lugar de João Fonseca aos 76 minutos, conseguiu converter o penalti aos 87 minutos e devolveu a vantagem ao emblema da casa para êxtase dos sócios do Fabril que estavam no Alfredo da Silva.
Até ao final da partida mais uma expulsão para a equipa da casa, novamente por acumulação de amarelos, desta feita de João Inssenguele, que tinha entrado aos 76 minutos, e viu dois amarelos entre os 90 e os 97.
Com este triunfo, o Fabril soma 32 pontos e ocupa o 8º lugar da série D, dois acima da zona de descida. O conjunto do Barreiro tem agora uma vantagem de cinco pontos para o Vasco da Gama da Vidigueira, que é a primeira equipa dentro da zona vermelha da classificação, quando faltam apenas dois jogos para disputar.