Canções de Abril no novo espetáculo do tenor João Mendonza

O Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, recebe esta noite, “João Mendonza canta Abril”, um espetáculo integrado nas comemorações dos 50 anos da Liberdade, onde o tenor interpretará canções incontornavelmente associadas à resistência ao Estado Novo e à Revolução de 1974.

“Tive sempre o desejo do cantar Abril e, sendo os 50 anos da Revolução, não podia deixar de fazer parte da comemoração de uma data que nos diz muito. Surgiu o convite da câmara e o conteúdo foi uma sugestão minha. Na minha cabeça sempre esteve fazer uma coisa grande, com muita gente em palco, com vários tipos de coisas e não apenas um concerto”, começa por explicar ao Semmais o cantor.

Numa longa pesquisa pelo rico reportório da poesia, canção e memória do 25 de Abril, o tenor incluiu para este espetáculo nomes como José Afonso, Fernando Tordo, Ary dos Santos ou Paulo de Carvalho. “Gosto das músicas praticamente todas, mas depois há sempre a questão do que fi ca bem à minha voz. Teve de haver uma adaptação do reportório, porque muitas destas canções eu nunca as cantei”, revela João Mendonza.

Além da preocupação com o seu estilo de canto, houve também cuidados com o arranjo musical, contando para isso com a ajuda do maestro José Condinho, que irá dirigir a Orquestra Ligeira do Conservatório Regional de Palmela, que acompanha o cantor. “ É neste processo de arranjo musical que surge o maestro Condinho, que fez as composições e arranjos e a Orquestra Ligeira, porque era a sonoridade que eu queria, uma sonoridade antiga, um som de orquestra, coletivo, de metais, sopros e percussão”, explica o tenor.

Nos dez temas escolhidos para o concerto, Mendonza terá como convidados o Coral Luísa Todi, dirigido por Fernando Malão e ainda António Manuel Ribeiro (dos UHF). Haverá também espaço para poesia, com o contributo dos atores Rita Ferraz e José Martins. “O caso do José Martins é interessante, porque ele era amigo do José Afonso e também conviveu com o Chico Buarque. Para além da declamação que irá fazer, convenci-o a contar algumas histórias e vivências que teve nesse período”; revela.