Dezassete grupos corais, polifónicos e instrumentais e uma banda filarmónica vão cantar as Janeiras no centro histórico e nos bairros da cidade para assinalar o Dia de Reis.
TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR
No total vão ser 17 grupos e a Filarmónica “Liberalitas Julia” a protagonizar a edição deste ano da antiga tradição alentejana do Canto das Janeiras. A partir das 18h00, canções e músicas alusivas à quadra vão ecoar nas ruas, largos e praças da cidade Património Mundial.
Segundo um comunicado da organização (a câmara municipal em parceria com as juntas de freguesia), depois da atuação nos bairros, os grupos envolvidos vão para a Praça do Sertório, o palco do convívio final onde vai decorrer, “como manda a tradição, o característico lume de chão”.
Além da Banda Filarmónica “Liberalitas Julia”, os participantes incluem o Grupo Vozes do Imaginário, Coral Évora, Coro Polifónico Eborae Mvsica, CORUÉ – Coro da Universidade de Évora, Grupo Instrumental de Acordeões da ARPIC, TAFUÉ – Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora, TAUÉ – Tuna Académica da Universidade de Évora ou Tertúlia do Cante Alentejano em Évora.
As outras formações envolvidas são as Cantadeiras da ARPIFSS, Cantares de Évora, Cantares Alentejanos da Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede, Cantares Regionais Vozes do Alentejo e os grupos corais da AHRIE, de São Brás do Regedouro, do Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora, Alentejano em Évora e Coral e Instrumental Vozes dos Canaviais.