O 122º aniversário da restauração do concelho de Viana do Alentejo é assinalado este ano com a realização de diversas atividades de carácter lúdico, cultural e desportivo. Das cerimónias consta também a atribuição de medalhas de honra.
TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR
As comemorações iniciam-se no dia 10 de janeiro, pelas 18h00, com a inauguração da exposição “Viana, Alentej(u)s – ALENTEJO de desenho em desenho”. Trata-se de uma exposição constituída por 17 trabalhos, da autoria de Gabriel Lagarto, de 49 anos, nascido em Viana do Alentejo, e que pode ser visitada até 29 de março no castelo da vila.
No dia 11 será inaugurada no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, a mostra coletiva itinerante “Descante – A desconstrução do Cante Alentejano”, que é promovida pela Fora da Gaveta – Associação de Promoção e Educação pelas Artes. Nessa mesma noite, a partir das 21h30, no Cineteatro Vianense, será apresentado o livro “O Resgate do Obsoleto nas Práticas Artísticas Contemporâneas”, de Margarida Lopes Grilo.
O Galopar&Pedalar – Clube de BTT de Aguiar, associa-se às celebrações realizando no dia 12 o 7º Raid BTT Aguiar. Para a tarde desse mesmo dia está agendada a caminhada “Pelos Caminhos de Santiago”, que terá partida e chegada no Santuário de Nossa Senhora D’Aires. Às 17h30, a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo apresenta no Cineteatro Vianense, o espetáculo “De Corpo e Alma no Fado”.
A atribuição da medalha de honra do município contempla o Grupo Coral Tertúlia dos Amigos do Cante de Alcáçovas, o Grupo Coral Juvenil dos Trabalhadores de Alcáçovas e o Núcleo “Os Leões” de Viana do Alentejo, e ainda o artesão José Manuel Água.
As comemorações do 122º aniversário da Restauração do Concelho terminam no dia 19, domingo, durante a manhã, com a realização da 3ª edição da Corrida “Viana-a-Par-de-Alvito”, que liga Alvito a Viana do Alentejo, com partida marcada para as 10h00, na Praça da República.