TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR
Começam na próxima semana os trabalhos de montagem do estaleiro da Betonit – Engenharia e Construções, SA, empresa à qual foi adjudicada a construção da Unidade de Saúde Familiar da Baixa da Banheira. O auto de consignação da obra foi assinado esta segunda feira e prevê-se que os trabalhos estejam concluídos em 18 meses.
O valor total da obra está estimado em 2.444.104 euros, numa intervenção financiada ao abrigo do Contrato-Programa entre a Câmara da Moita e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, tendo sido objeto de uma candidatura ao Programa Operacional da Região de Lisboa – FEDER.
O Município da Moita cedeu gratuitamente, em regime de direito de superfície, o lote de terreno onde será construído o novo centro de saúde, na Zona Sul da Baixa da Banheira (junto à Rotunda 25 de Abril). Embora a responsabilidade da construção deste equipamento seja exclusivamente do Ministério da Saúde, a Câmara Municipal assumiu os encargos com a elaboração dos projetos das especialidades, a coordenação da fiscalização técnica da empreitada, os encargos com os arruamentos, arranjos exteriores, estacionamentos, infraestruturas e respetivas ligações de água, esgotos, eletricidade e telefone, no montante de 335 mil euros (além do valor do terreno).
O novo edifício irá abranger uma população de cerca de 30 400 utentes, sendo uma reivindicação antiga da população e das autarquias – União de Freguesias da Baixa da Banheira e do Vale da Amoreira e Câmara Municipal da Moita