Água Castello vai promover cultura e turismo de Moura

O protocolo a assinar entre a Câmara Municipal de Moura e o grupo Central de Cervejas e Bebidas tem por objetivo a realização de passeios temáticos, tendo em vista a promoção do concelho.

TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR

A Câmara Municipal de Moura e a Mineraqua Portugal, empresa detentora da marca Água Castello que integra o grupo Central de Cervejas e Bebidas, assinam amanhã, 14 de janeiro, um protocolo cujo principal objetivo passa pela promoção do território.

Dois passeios mensais, integrados no projeto Percurso Temático da Água – “Do Castelo até Pisões”, são o ponto forte deste acordo que, na perspetiva dos autarcas alentejanos, vai valorizar o concelho nas áreas do património natural, cultural e paisagístico.

De acordo com o município alentejano, este protocolo insere-se numa estratégia que visa preservar a memória (relevando a importância da marca Castello), e potenciar a oferta cultural e turística. É ainda intenção da autarquia poder integrar a população escolar nestas ações.

A escolha do dia 14 de janeiro para a celebração do acordo tem a ver com o facto de ter sido nessa data, em 1899, que a câmara celebrou um contrato de exclusividade com Júlio Máximo Pereira e António de Assis Camilo para a “exportação das águas minero-medicinais” da então vila de Moura.

Apesar das diversas tentativas, não foi possível obter esclarecimentos adicionais do presidente da Câmara de Moura, Álvaro Azevedo.

A sessão de assinatura do protocolo terá lugar no Castelo de Moura, pelas 14h, fazendo-se depois o primeiro percurso apeado. No ano que findou celebraram-se 120 anos desde o início da exploração da conhecida marca de água.