Com as futuras áreas empresariais, o município pretende dar um novo impulso ao desenvolvimento económico do concelho.
TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR
As propostas de delimitação e fundamentação das Unidades de Execução das Áreas Empresariais de Aljustrel, São João de Negrilhos e Ervidel foram aprovadas na última reunião do executivo, realizada a 8 de janeiro.
O objetivo, segundo um comunicado da autarquia enviado à nossa redação, é “dar um novo impulso ao desenvolvimento económico do concelho, ambicionando-se a criação de zonas potencialmente atrativas para a chegada de novas atividades económicas, fomentando-se o empreendedorismo e a criação de emprego e, consequentemente, a fixação de população”.
A área de intervenção da unidade de execução de Aljustrel abrange uma superfície territorial de aproximadamente 13,7 hectares e assume-se como um contributo para a colmatação urbana de uma zona da vila que denota uma estreita relação física e funcional com a Zona Industrial e também proximidade à Estrada Nacional 2 (EN2). No total, serão edificados 61 lotes, acompanhados dos respetivos arranjos urbanísticos e paisagísticos. A construção vai realizar-se por fases.
Já a unidade de execução de Ervidel permitirá assegurar o desenvolvimento harmonioso e integrado de um território de 4,6 hectares e que também tem uma estreita ligação à EN2. A proposta, a ser executada também de forma faseada, propõe a criação de 39 lotes para a instalação de atividades económicas, e será acompanhada de infraestruturas urbanísticas e espaços verdes.
Em São João de Negrilhos a zona de intervenção está localizada na parte norte do aglomerado, com uma área inferior a 0,5 hectares. Está calculada a edificação de 10 lotes e previstos os respetivos arranjos urbanísticos e paisagísticos. Neste local já se encontram executadas todas as infraestruturas necessárias para a concretização da futura área empresarial.