Viana do Alentejo mantém taxa mínima de IMI

Em Viana do Alentejo, os casais com filhos podem beneficiar de descontos até 70 euros, e as microempresas continuam isentas de pagar derrama.

TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo anunciou que vai manter, para 2020, o valor mínimo de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a cobra aos munícipes, o qual é de 0,3 por cento. Também o pagamento da derrama não será aplicado às microempresas.

Em nota enviada à nossa redação, a autarquia explica que o “IMI será aplicado no valor mínimo (0,3 por cento), apesar de, caso fosse essa a decisão, poder ser cobrado até uma percentagem de 0,45”.

O município informou ainda que irão ser mantidos os descontos no imposto a pagar para os agregados familiares com filhos. A redução é de 20 euros para famílias com um filho, de 40 euros para as que têm dois e de 70 para quem tem três ou mais filhos.

Já sobre a derrama a decisão municipal foi a de continuar a isentar todas as microempresas cujo volume de negócios seja inferior a 150 mil euros anuais. Esta é uma forma de incentivar o núcleo industrial, criando condições para que as pequenas firmas possam continuar a laborar no concelho.