Socialistas do distrito conferem evolução das obras no setor da saúde

Na Baixa da Banheira as obras da nova unidade ainda não arrancaram, mas em Corroios já é possível ver avanços na construção do novo centro de saúde. Os deputados do PS, eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal, visitaram ontem os locais das obras dos novos centros de saúde do distrito de Setúbal.

TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR

No âmbito da discussão, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2020, os deputados Eurídice Pereira, Catarina Marcelino, Maria Antónia Almeida Santos, Filipe Pacheco e André Pinotes Baptista, visitaram esta segunda feira as obras das novas unidades de saúde de cuidados primários da Baixa da Banheira e de Corroios. Uma deslocação que serviu para se “inteirarem do ponto de situação de cada um dos projetos”.
Os deputados socialistas, que destacaram a “priorização do investimento do Governo no Serviço Nacional de Saúde” realçaram, durante a visita, que os exemplos da Baixa da Banheira e de Corroios denotam “a cooperação existente entre a administração central e a administração local” e refletem “o investimento que o Governo socialista regista nos cuidados primários de saúde”.

As obras do Centro de Saúde da Baixa da Banheira, cuja consignação ocorreu no passado dia 6, deverão arrancar em breve, esperando que se estejam concluídas em 18 meses. O novo centro de saúde, a edificar na zona sul da Baixa da Banheira, junto à Rotunda 25 de Abril, representa um investimento de 2 milhões e 444 mil euros e servirá uma população de mais de 30 mil utentes. O equipamento, que vai substituir o atual, a funcionar num prédio de habitação, contempla espaço para RX e de colheitas para análise.
No Centro de Saúde de Corroios, no Seixal, “as obras estão já em estado avançado de execução”, confirmando o “contexto de prioridade concedida à saúde pelo atual Governo”.
De registar que, no passado dia 16 de dezembro, foi inaugurada a nova Unidade de Saúde Familiar do Pinhal Novo e, ainda na anterior legislatura, também entraram em funcionamento as novas infraestruturas de Torrão, em Alcácer do Sal, e de Alvalade, em Santiago do Cacém.

O Orçamento do Estado para 2020, recordam os socialistas, “destaca-se pelo maior reforço de sempre da dotação orçamental para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), que aumenta em 941 milhões de euros face ao orçamento de 2019. Este reforço aumenta a capacidade de resposta do SNS, incluindo o aumento previsto de 8.400 profissionais de saúde, o reforço do investimento em instalações e equipamentos e melhorias no acompanhamento e avaliação da gestão das unidades do SNS”.