A base aérea 11 é, entre os dias 10 e 22 de maio, a pista da 56ª edição do NATO “Tiger Meet”, conhecido como o maior encontro do mundo de Esquadras de voo Tigres, organizado pela Associação de Tigres da organização militar.
TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR
São esperados em Beja três mil militares e 100 aeronaves de 20 esquadras, oriundas de 14 países, 12 dos quais membros da NATO, e dois convidados (Suíça e Áustria), num evento organizado pela Esquadra 301-Jaguares, da base aérea 5, em Monte Real.
Durante o encontro, os esquadrões realizam exercícios, conferências e outros encontros sociais, como o dia de “Base Aberta”, 17 de maio, integrado nas comemorações do aniversário da Força Aérea e que contempla também diversas atividades paralelas na cidade.
Refira-se que a edição de 2019 “Tiger Meet”, em França, marcou o regresso, oito anos depois, da Esquadra 301-Jaguares, que representou a Força Aérea Portuguesa e que valeu o Silver Tiger Trophy aos portugueses. Ao fim de nove dias de competição, os militares lusos arrecadaram o Tigre de Prata e ainda o Tiger Spirit Award (Prémio Espírito Tigre).
Esta será a terceira vez que a base aérea 11 recebe este evento, as outras duas ocorreram em 1996 e 2002. A primeira vez que se realizou em Portugal foi em 1987, na base aérea 6, no Montijo.