Casa Museu José Maria da Fonseca recebeu mais de 41 mil visitantes no ano passado

Em 2019 a família vinícola, com mais de 200 aos de história, recebeu na Casa Museu José Maria da Fonseca, em Vila Nogueira de Azeitão, mais de 41 mil visitantes provenientes de 80 países.

 

A Casa Museu José Maria da Fonseca (JMF) recebeu, no ao passado, mais de 41 mil visitantes. Uma procura que confirma que a empresa “está a fazer um trabalho de qualidade e com consistência no Enoturismo”. Quem o garante é Sofia Soares Franco, responsável pelo Enoturismo e Comunicação da JMF, que antecipa um 2020 “de crescimento continuado nesta área”.

Portugal representou cerca de 21% do total de visitantes no ano passado, seguido dos EUA, Brasil, Alemanha, Reino Unido, França, Rússia, Suécia, Espanha e Canadá. No entanto, os créditos destes resultados não se devem, apenas, à Casa Museu de Vila Nogueira de Azeitão, como esclarece Sofia Soares Franco. “A abertura do By The Wine Azeitão, localizado mesmo ao lado da Casa Museu, permitiu aumentar e diversificar os nossos serviços”.

Uma das grandes apostas da JMF em 2019, na área do Enoturismo, foram os eventos corporativos e particulares. Uma decisão que se revelou bastante positiva, conforme garante Sofia Soares Franco. “Organizámos na Casa Museu, em 2019, mais de 40 eventos corporativos e particulares, e abrimos também os espaços a casamentos. Gostamos de proporcionar momentos únicos a quem nos escolhe para organizar os seus eventos e, por essa razão, desenvolvemos experiências à medida de cada cliente”.

Na Casa Museu JMF é possível visitar as adegas – a Adega da Mata, onde estagia o vinho Periquita, a Adega dos Teares Novos e a Adega dos Teares Velhos, onde repousam os moscatéis mais antigos da casa. No final da visita, é oferecida a prova de vinhos, dentro de um leque variado de opções.

A Casa Museu José Maria da Fonseca está aberta diariamente, inclusive fins-de-semana e feriados, com serviços variados como visitas guiadas, provas de vinhos e degustação de iguarias regionais, almoços/jantares/cocktails e reuniões/eventos de empresa.

Em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, a José Maria da Fonseca possui uma segunda unidade de Enoturismo, a Adega José de Sousa. Aqui realizam-se visitas diárias (às 11h, às 15h e às 17h) e provas de vinho, mediante reserva prévia.