Jornalistas europeus fazem formação em alterações climáticas em Évora

Ao longo de cinco dias, serão abordados temas como o conhecimento acerca das alterações climáticas, as suas causas, aspetos e a sua aplicação na prática jornalística.

 

O workshop, que se realiza em Évora, entre os dias 10 e 14 deste mês, envolve 14 jornalistas de Portugal e da Noruega, numa iniciativa organizada pela Science Retreats.

Pedro Matos Soares da Universidade de Lisboa, Emanuel Gonçalves da Fundação Blue Ocean, Patrícia Fortes e João Pedro Gouveia da Universidade Nova de Lisboa, Pedro Fernandes da Universidade de Trás os Montes e Eduardo Santos da Agência Portuguesa do Ambiente, são alguns dos convidados que irão dirigir as diferentes palestras.

No conjunto de jornalistas participantes, encontram-se representados órgãos de comunicação social a nível nacional, como por exemplo o Expresso, TSF, TVI, Renascença, Lusa, AFP e Público. Da Noruega destacam-se Dagens Næringsliv, EnerWE, Norwegian Broadcasting Corporation, Sunnmørsposten e VG.

Este evento é coorganizado por Ricardo Garcia, jornalista com mais de 30 anos de experiência em Portugal, Brasil e Reino Unido, e por Miguel Bastos Araújo, cientista ambiental premiado, com vasto trabalho de investigação sobre questões como a biodiversidade e mudanças climáticas.