A 44ª edição do Skills Portugal conta com a participação de cerca de 400 jovens e apura representantes para o Europeu e para o Mundial.
O evento, que começou na tarde do último domingo e se vai prolongar até dia 14, junta mais de quatro centenas de jovens em representação de 44 profissões.
Organizado pelo Instituto de Formação Profissional, em colaboração com a Câmara de Setúbal, decorre num espaço de oficinas com mais de 8.000 metros quadrados, juntando jovens em representação das delegações do Instituto de Formação Profissional do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores.
O objetivo é promover o talento e as competências dos jovens e, em simultâneo, chamar a atenção para a importância da formação profissional e divulgar a qualidade da formação em Portugal. Os jovens que conquistarem medalhas de ouro em Setúbal vão representar o país no Campeonato Europeu das Profissões, que terá lugar entre 16 e 20 de setembro em Graz, na Áustria. Posteriormente esses mesmos medalhados terão a oportunidade de poder competir no Campeonato Mundial, que se disputa em Xangai, na China, entre 23 e 26 de setembro do próximo ano.
No discurso proferido durante a cerimónia do Skill Portugal, a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, quis salientar “o bom momento do concelho” que, em sua opinião, revela boa dinâmica económica que será consequência das “políticas expansivas de investimento municipal”. A autarca referiu também que o desemprego no concelho tem agora uma percentagem residual.
“Queremos que muitos destes novos profissionais possam aqui exercer a sua atividade e assim enriquecer, com as suas competências, a economia da região”, salientou a autarca, acrescentando que “são os trabalhadores, com formação qualificada, o maior fator de criação de riqueza e que tornam as regiões mais competitivas”.
O presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, António Valadas da Silva, salientou a pertinência da realização da prova, de dois em dois anos, e disse que a mesma “é um evento de valorização das profissões e que demonstra a importância da qualificação profissional”.
Já o secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, evidenciou “o prestígio internacional de Portugal”, lembrando que o país foi o único que até agora esteve representado em todas as fases finais dos campeonatos mundiais.
A par das provas realizam-se também alguns encontros no Fórum Luísa Todi, na terça-feira, entre as 9h e as 17h, sob o tema “Que Escolha?”. No auditório do serviço de Formação profissional de Setúbal, terá lugar, na quarta-feira, entre as 9h30 e as 12h30, o seminário “Emprego Qualificado: Necessidades atuais e perspectivas”.