A deslocação de Dan Brouillette à infraestrutura portuária de Sines contempla a visita ao Terminal de GNL (Gás Natural Liquefeito) e o de Contentores (Terminal XX).
A visita do Secretário do Estado da Energia dos EUA, no dia 12 de fevereiro, aos terminais do Porto de Sines que, segundo a administração portuária, arrancará por volta das 13h30, contará com a companhia de Alberto Souto de Miranda, Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações do Governo português.
Recorde-se que o Terminal de GNL de Sines esteve em destaque no arranque de 2020, devido à divulgação, por banda da REN, dos dados referentes à atividade de 2019, ou seja a infraestrutura logrou a fixação de novos máximos de movimentação, apresentando um recorde de recepção de navios e de cargas de cisternas e duplicando a sua actividade no decorrer do ano transacto.
No que respeita à operação de recepção de navios, foram recebidas 67 escalas de navios: deste total, contam-se 65 descargas e dois arrefecimentos – o que corresponde a um aumento de 49% face ao anterior máximo, obtido durante todo o ano de 2018. No que concerne ao número de cargas de cisternas, o novo registo máximo foi de 6.621, um incremento de 9% face ao anterior máximo, obtido em 2018.
Os dados da REN demonstraram também ter sido obtido um novo máximo de GNL regaseificado para a rede nacional de transporte de gás natural, que é agora de 61,63 Gigawatt-hora (GWh), correspondente a 90,4% do gás natural consumido em Portugal. Este valor representa uma subida de 48% face ao anterior máximo de 41,51 GWh, de 2018.