A Orquestra Clássica do Centro vai promover três concertos em seis palácios do país, no âmbito do evento “Concertos da Justiça – Ciclo dos Palácios”.
Com entradas gratuitas, mas limitadas, a Orquestra Clássica do Centro (OCC) promove, em parceria com os tribunais de relação, um ciclo de concertos, durante este e o próximo ano, nos palácios da justiça de Évora, Coimbra, Lisboa, Porto, Leiria e Guimarães.
Intitulado “Concertos da Justiça – Ciclo dos Palácios”, o evento tem inicio esta quinta-feira, às 17h10, no Palácio da Justiça de Leiria, que está a comemorar o 60.º aniversário da sua construção.
O ciclo, que conta com o apoio do Ministério da Cultura através da Direção-Geral das Artes, tem entradas gratuitas, mas limitadas em função do espaço das respetivas salas, segundo uma nota da OCC, onde se lê que estão previstos três concertos em cada um dos palácios da justiça participantes.
O objetivo, adianta a mesma fonte é dar oportunidade ao público “de assistir a concertos em palácios únicos em história e significado, e onde, por norma, não se tem entrado por razões de cultura”.
“A justiça é o bem maior de uma comunidade, a cultura, a música e a arte são o indispensável alimento dos que a aplicam, assim como dos que dela são destinatários”, justifica a presidente da OCC, Emília Martins, defendendo ainda que esta é “uma atividade artística por excelência promotora do encontro e do conhecimento da própria música, mas também dos espaços e da história de cada um dos palácios da Justiça”.
“Espaços que são lugares onde se faz Justiça e onde também se faz justiça à cultura”, sublinha a presidente da OCC, concluído que, deste modo, se marca “encontro com a música, com a cultura, abrangendo o património material e imaterial”.
De acordo com a nota de imprensa, o próximo “Concertos da Justiça – Ciclo dos Palácios” acontece em Guimarães, no dia 16 de maio, “as restantes datas serão anunciadas oportunamente, no site da OCC e dos tribunais onde os concertos terão lugar”, entre os quais o de Évora.