Dívidas de regantes do Alqueva ascenderam a 5,2 milhões em 2019

Há 2508 agricultores com pagamentos atrasados. A Associação de Agricultores do Baixo Alentejo acredita que são casos pontuais que se resolvem até final do mês.

 

As dívidas dos agricultores com culturas de regadio à Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) ascendiam, no final do ano passado, a 5,2 milhões de euros. O número de devedores era de 2508 e, muitos deles, caso não queiram saldar as dívidas ou apresentar um plano de pagamento que seja tido como válido, sujeitam-se, já a não ser aceites na próxima campanha de rega.

De acordo com uma notícia do JN, este tipo de dívida à EDIA aumentou, de 2018 para o ano passado, em 147 por cento (cerca de 3,1 milhões de euros), tendo o número de incumpridores disparado, no mesmo período, de 687 para os 2508.

Os dados da EDIA, que não apresenta qualquer explicação para o aumento das faltas de pagamento, referem ainda que estão pendentes dívidas desde 2014, estando desde então em curso 285 processos de execução fiscal.

De acordo com o que foi aventado ao Semmais Digital pelo presidente da Associação de Agricultores do Baixo Alentejo, Francisco Palma, a situação da atual dívida não deve ser encarada com preocupação. “Os agricultores, tal como muita gente, protelam os pagamentos até ao último momento. Creio que durante o mês de março muitos dos valores em dívidas serão pagos, até porque se não o forem deixará de haver água para as culturas”.

“O que pode suceder é que muitos agricultores estejam a fazer contas tendo em conta que as suas culturas só renderão proventos no final do ano civil”, disse ainda Francisco Palma.

No Alqueva, ao contrário do que sucede noutros perímetros de rega do país, as contagens dos valores da água cedida são feitas trimestralmente. O período de rega é, no entanto, estendido por todo o ano civil, enquanto que noutras empresas, o mesmo decorre, por norma, entre os meses de abril e setembro.

O Semmais Digital tentou, sem êxito, obter um comentário junto da Associação de Proprietários de Beneficiários do Empreendimento de Fins Múltiplo do Alqueva.