Os chocalhos, a olaria, a Feira d’Aires e a Romaria a Cavalo foram selecionados para concorrer nos segmentos de artesanato e feiras e romarias.
Viana do Alentejo vai concorrer ao concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular com quatro tradições que acabaram de ser nomeados pelo painel de jurados do evento.
O fabrico de chocalhos e a olaria de Viana do Alentejo foram selecionados para a categoria de artesanato, enquanto que a Feira D’Aires e a Romaria a Cavalo (da Moita a Viana do Alentejo) integram a categoria de festas e feiras.
O fabrico de chocalhos mereceu, em 2015, por parte da UNESCO, a distinção de Património Cultural e Imaterial com Necessidade de salvaguarda Urgente, enquanto que a olaria de Viana do Alentejo é uma das formas de artesanato mais antigas da vila.
Segundo refere a Câmara Municipal, a centenária Feira d’Aires tem lugar em setembro. Une o sagrado ao profano, uma vez que a par das manifestações religiosas realizar-se-ão outras de cariz económico, comercial e lúdicas.
Por fim, a Romaria a Cavalo, evento que foi retomado em 2001, é um evento que atravessa grande parte do Alentejo, com os lavradores provenientes da Moita a deslocarem-se ao Santuário de Nossa Senhora d’Aires para aí agradecerem e pedirem proteção para as suas colheitas. Trata-se de um acontecimento anual que reúne dezenas de cavaleiros e amazonas.