Duas candidaturas de Viana do Alentejo no 7 Maravilhas da Cultura Popular

A Feira d’Aires e a Romaria a Cavalo Moita/Viana do Alentejo foram escolhidas para disputar as eliminatórias regionais.

A Feira D’Aires e a Romaria a Cavalo Moita /Viana do Alentejo estão entre os sete finalistas do distrito de Évora do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”, que em julho irão participar nas eliminatórias regionais. Ambas as candidaturas foram apresentadas pelo município de Viana do Alentejo.

Para além da Feira D’Aires e da Romaria a Cavalo Moita /Viana do Alentejo, o município alentejano candidatou ainda o fabrico de chocalhos e a olaria (categoria artesanato).

A centenária Feira D’Aires realiza-se em Viana do Alentejo, em setembro. O certame, onde o profano e o sagrado andam de mãos dadas, inclui manifestações religiosas que estão na sua génese, para além da mostra de atividades económicas, comércio tradicional e diversos espetáculos musicais.

A Romaria a Cavalo, que liga os concelho da Moita (Ribatejo) e de Viana do Alentejo em abril, foi retomada em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, recuperando uma tradição em que os lavradores da Moita se deslocavam com os seus animais ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires para pedir proteção e boas colheitas.

Ao todo são agora 140 finalistas regionais que irão participar nas 20 finais regionais, a transmitir em direto na RTP, onde serão apurados 20 vencedores, através do maior número de votos populares.