A valorização das pequenas e médias empresas é um dos objetivos que se pretendem atingir.
A Fundação Três Culturas do Mediterrâneo de Sevilha, a Mercacórdoba (Mercados Centrais de Abastecimento de Córdoba), a CIMBAL (Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo) e a NERBE/AEBAL (Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral) lançaram o “Mercado Halal: Resiliência de mercados diante das novas tendências do turismo”, Trata-se de um projeto que visa gerar vantagens competitivas para empresas da Andaluzia, Algarve e Alentejo.
Segundo nota de imprensa da CIMBAL “a iniciativa, liderada pela Três Culturas, visa gerar vantagens competitivas para os produtos e serviços de diferentes empresas da Andaluzia, Algarve e Alentejo, adaptando-os aos critérios definidos como “muslim friendly” (amigáveis aos muçulmanos), favorecendo a atratividade das ofertas de hotéis e restaurantes e o aumento das exportações.
Estas ações surgem num momento em que é necessário encontrar novos nichos de mercado para o turismo, para a hotelaria e para a indústria alimentar. Os parceiros do projeto já realizaram várias reuniões e já definiram várias das etapas, como sejam a criação de uma imagem comum e a preparação de uma reunião de lançamento, em Sevilha.
Para além desta reunião, o projeto prevê a realização de ações, na Andaluzia, no Algarve e no Alentejo, até meados de 2022. Estas ações incluem fóruns de negócios, micro-rotas turísticas para atender e valorizar as pequenas e médias empresas em todo o território do programa, e o desenvolvimento de uma plataforma que aprimora a venda de produtos on-line e o desenvolvimento de serviços comerciais halal, entre outras atividades.
Com essas propostas, pretende-se alcançar três objectivos específicos: a adequação da oferta nos sectores estratégicos de turismo, comércio, artesanato, serviços e hotelaria ao mercado halal; promover a adaptação de produtos e serviços com potencial de exportação e gerar novos empregos; e o fortalecimento de mecanismos de cooperação comercial e entidades públicas voltadas para pequenas e médias empresas e microempresas como meio de promoção económica sustentável.