No ano passado os norte-americanos compraram 4,7 milhões de euros de vinho da região. Desta feita 45 jornalistas foram chamados para conhecer Programa de Sustentabilidade.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) continua a apostar forte no reforço das vendas para o mercado americano. Desta feita foi apresentado a uma delegação de jornalistas dos Estados Unidos o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, iniciativa que se crê possa vir a contribuir para que aquele país, que é já o quarto principal importador de vinhos da região, aumente as aquisições.
A certificação de produção sustentável foi um dos aspetos destacados aos media norte-americanos, os quais são responsáveis por mais de 2,6 milhões de impressões, nas diferentes notícias geradas sobre o tema, tanto online, como em versão impressa.
João Barroso, coordenador do PSVA, e o reconhecido Master Sommelier e especialista em vinhos alentejanos, Evan Goldstein, foram os dois anfitriões da apresentação que contou com a presença de 45 representantes dos meios de comunicação americanos.
Foram, ainda, apresentados cinco vinhos distintos, de cinco produtores da região, de modo a ilustrar alguns dos resultados das práticas sustentáveis promovidas e implementadas no âmbito do PSVA.
“Contamos que o mercado estadunidense, que vem a conhecer cada vez melhor os Vinhos do Alentejo, reaja bem ao perceber que a nossa região pretende ser totalmente eco-friendly no que diz respeito à produção. Acreditamos que este novo selo que lançámos se transforme num impulsionador das vendas para este mercado”, afirma Francisco Mateus, presidente da direção da CVRA.
A primeira exportação de vinho alentejano, tendo como destino os Estados Unidos da América, foi registada em janeiro de 1991 e, em 2019, foram vendidos mais de 1,2 milhões de litros de vinho alentejano ao mercado americano, que se materializa numa receita superior a 4,7 milhões de euros.