Arte de rua em Gavião para ajudar a prevenir incêndios

A Iniciativa terá lugar no dia 29. “Não Brinques com o Fogo” junta os desempenhos culturais à sensibilização.

A associação cultural “Panóplia”, de Gavião, encontrou uma nova forma de conciliar diversas formas de arte com a sensibilização contra os fogos. A iniciativa chama-se “Cantares e Saberes”, realiza-se no dia 29 e insere-se num projeto nacional denominado “Não Brinques com o Fogo”.

A arte de rua, as ações de sensibilização, os vídeos e a música são a base deste projeto piloto, que irá decorrer na freguesia de Atalaia e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Gavião e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Em comunicado de imprensa as entidades organizadoras dizem que esta é uma oportunidade de valorizar o poder das artes, na medida em que as mesmas e os seus autores acabam por convidar quem assiste a refletir sobre temas tão atuais como as alterações climáticas e a proteção do ambiente.

A atividade tem início marcado para as 15h00 de sábado, na Casa do Povo de Gavião, e compreende um workshop de “street art”, dinamizado pelo artista Effe, que vai dar a conhecer aos participantes, as técnicas básicas das artes urbanas, centrando-se na temática das consequências florestais dos incêndios para, em conjunto, finalizarem a pintura de uma parede, já começada pelo artista.

A partir das 21h00, no Miradouro do Cruzeiro, vai decorrer uma sessão para dar a conhecer o projeto-piloto e o enquadramento do “Cantares e Saberes”. A sensibilização para a prevenção dos fogos e a importância da arte e da cultura na transmissão de mensagens de sensibilização, são outros pontos em destaque neste encontro.

Será mais tarde exibido o vídeo “Tempo de (Re)viver”, produzido por Francisco Leocádio, que reúne testemunhos de alguns dos residentes locais do concelho do Gavião que já combateram ou foram afetados pelos incêndios. A sessão termina com um concerto do Pedro Vicente Trio onde, num ambiente intimista, os artistas vão apresentar uma música produzida propositadamente para o evento, dando mote a uma mensagem de sensibilização.

O projeto nacional “Não brinques com o Fogo”, lançado em junho pelo Ministério da Cultura, em colaboração com a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), pretende abranger todos os concelhos do país que, por norma, apresentam elevados riscos de incêndio.

O investimento da AGIF, para as várias regiões do país abrangidas pelo projeto-piloto, foi de 185 mil euros, para a produção de espetáculos multidisciplinares ao ar livre e ações de capacitação das populações. No caso do Alentejo, o projeto cultural da associação “Panóplia”, foi o escolhido pelo júri.

Até final de outubro, para além de Gavião, está prevista a realização de espetáculos nos concelhos de Vila Nova de Poiares, Coimbra, Penacova, Ourém, Paredes, Gondomar e São Brás de Alportel.