Montalvão transforma escola primária em espaço museológico

A inauguração é no sábado. O ensino durante o Estado Novo, as tradições populares e a agricultura são temas em destaque.

“Montalvão Vintage – Reviver o Passado” é o nome dado ao espaço museológico em que foi transformada a antiga escola primária de Montalvão, no concelho de Nisa. A inauguração será no sábado, prevendo-se a presença do Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva.

Relembrar o ensino de antigamente, mas também o modo como se praticava a agricultura e as tradições locais, mostrando um acervo constituído por peças relativas a diversos ofícios que existiram na localidade é um dos objetivos deste projeto.

“O objetivo do município é dar uma nova vida aos edifícios públicos que estão à responsabilidade da autarquia”, disse ao Público o funcionário do gabinete de comunicação da câmara local, Tiago Natário. A antiga escola primária era utilizada em parte por uma associação da região e, de forma a dar utilidade total ao espaço, desenvolveu-se então este projeto para dar resposta à falta de um núcleo museológico na freguesia de Montalvão.

Construída durante o Estado Novo, uma das salas de aulas da antiga escola vai ter uma representação holográfica do ensino no tempo da ditadura.

O município contou com apoio de várias empresas, que cederam peças para as exposições. A autarquia acrescenta ainda que este museu visa assegurar a transmissão de uma herança para as próximas gerações, e pretende que o espaço venha a atrair visitantes à aldeia.

No sábado, a partir das 17h000, já depois da inauguração a cargo de Nuno Artur Silva e da presidente da Câmara Municipal de Nisa, Maria Idalina Trindade, haverá um concerto a cargo de Custódio Castelo.