“Roteiro Literário Levantado do Chão” aprovado

Projeto representa investimento de 300 mil euros e propõe seguir o percurso da obra de Saramago entre os concelhos de Montemor-o-Novo, Évora e Lisboa

Foi aprovada candidatura do “Roteiro Literário Levantado do Chão”, apresentada pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo à Linha de Apoio à valorização Turística do Interior.

Trata-se de um investimento na ordem dos 300 mil euros e cuja criação é da responsabilidade do município, que conta também com a parceria do Museu do Aljube e da Fundação José Saramago. Este roteiro, explica a autarquia, tem como objetivo criar percursos e pontos de interesse em torno da obra de Saramago, interligando os concelhos de Montemor-o-Novo, Évora e Lisboa.

Diz a câmara municipal que este produto turístico “integra a valorização da identidade coletiva do concelho de Montemor-o-Novo, a valorização do património cultural existente e dos recursos endógenos dos territórios”, além de pretender “disponibilizar ao turista uma rede de percursos e de informação em formato físico e digital”.

A implementação do projeto começou em fevereiro, estando disponível o guia do roteiro em formato impresso. Mais tarde será criada sinalética direcional e promocional, um site web e aplicativo móvel, e o Centro Interpretativo “Levantado do Chão”, a ser implementado no edifício da Biblioteca Municipal.