A vindima, como sempre, reúne dezenas de entusiastas das mais diversas idades. Tudo se processa de acordo com as normas da DGS.
As vinhas em redor da Vidigueira, Cuba e Alvito já fervilham de atividade. Muitas dezenas de pessoas cumprem um ritual antigo: a vindima. Este ano, de acordo com as expetativas dos responsáveis da adega que une as três localidades, espera-se uma colheita de qualidade elevada.
A apanha das uvas iniciou-se há cerca de três semanas. Jovens e menos jovens, residentes ou não na região, há muito guardaram uns dias de férias para tomarem parte ativa num processo que faz deste triângulo um dos mais afamados do Alentejo e do país devido à qualidade dos vinhos ali produzidos, sejam eles brancos, tintos ou ‘petroleiros’, que é como quem diz palhetes (mistura de uvas tintas com brancas).
Consciente do período delicado que se vive em consequência da pandemia de Covid-19, a Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito preparou o ‘Guia de Recomendações das Vindimas 2020’ que é, nem mais nem menos, do que um conjunto de normas e recomendações da Direção Geral de Saúde destinadas a prevenir o contágio.
A Adega decidiu submeter o seu Enoturismo à avaliação de três entidades reconhecidas, para garantir a segurança, higiene e limpeza dos seus espaços a todos os seus visitantes e clientes. Assim, recebeu os três selos, distintos, que a asseguram como um destino seguro e sustentável. O ’Certificado de Compromisso com o Destino Seguro e Sustentável’, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o ’Estabelecimento Clean&Safe’ do Turismo de Portugal, e o ’Safe Travels’, do World Travel&Tourism Council.
Para José Miguel Almeida, presidente da adega, “esta é uma época do ano muito movimentada, os associados trazem as suas uvas e os visitantes gostam de observar a entrega e descarga. Sempre foi uma altura que implica cuidados específicos com as pessoas que se encontram dentro dos nossos espaços, fossem internas ou externas. E com a pandemia que surgiu, recebermos as três distinções que nos distinguem como um destino seguro e sustentável, é um reflexo de todos os cuidados que a Adega demonstra ter com todas as pessoas que circulam dentro dos seus espaços, e é também mais uma garantia de segurança para todos os que nos visitam”.
Para os mais entusiastas, a adega tem programas próprios para esta época, que o poderão levar da vinha ao copo numa só visita.