O custo das obras diversas lançadas na região pela Infraestruturas de Portugal é de 105 milhões de euros.
As obras da nova ligação ferroviária de Évora e Évora Norte, assim como os melhoramentos entre esta cidade e Elvas (Linha do Leste) vão estar concluídas em 2023 (dois anos e oito meses é o prazo de execução). O anúncio foi feito pela Infraestruturas de Portugal (IP), que acabou de lançar o concurso no valor de 105 milhões de euros.
O concurso em causa prevê a construção das superestruturas de via e catenária entre Évora e Elvas, na fronteira com Espanha. Segundo a IP, está prevista a construção de um novo canal ferroviário, em variante à linha de Évora, entre Évora (exclusive) e o quilómetro 121. Também será feita a modernização do atual traçado da linha de Évora, entre o quilómetro 121 e Évora Norte.
O projeto contempla ainda a construção das instalações fixas de tração elétrica necessárias à eletrificação, assim como a construção das pontes ferroviárias de Xarrama, Degebe e Vale Figueira e a construção de passagens desniveladas rodoviárias. Serão instaladas infraestruturas necessárias à sinalização eletrónica, telecomunicações e GSM-R, tal como se procederá à instalação de torres/’sites’ de GSM-R e de um sistema de retorno de corrente de tração e terras de proteção.
No troço Évora – Elvas/Fronteira, está igualmente previsto o assentamento da superestrutura de via-férrea (balastro, travessas, carril, AMV), em via única, bitola ibérica (1668) entre Évora (exclusive) e a linha do Leste, incluindo a designada Concordância de Elvas; assentamento da superestrutura de IFTE, entre Évora (exclusive), Elvas e a fronteira com Espanha, incluindo a designada Concordância de Elvas; e a construção de três estações técnicas.