A marca lançou uma iniciativa sustentável para a produção de cogumelos a partir da borra de café, em parceria com a NÃM – From Waste to Taste, a start-up com quem criaram a Urban Mushroom Farm, em Marvila.
A Urban Mushroom Farm já está de portas abertas numa iniciativa preparada para receber todos que a queiram visitar. Este projeto de economia circular permite dar uma nova vida à borra do café através da recolha controlada nos clientes Delta, e na sua utilização para a produção sustentável e consciente de cogumelos. Os primeiros a ser produzidos já estão disponíveis para venda a restaurantes clientes da Delta, mas também podem ser adquiridos em mercados da cidade ou diretamente na Urban Farm em Marvila.
Para Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro, “este é um compromisso que surge no âmbito da estratégia de sustentabilidade do Grupo Nabeiro-Delta Cafés que tem como finalidade reduzir o impacto ambiental e maximizar o impacto social positivo, assente numa produção eco eficiente e no desenvolvimento de projetos sustentáveis”.
Já o fundador da NÃM, Natan Jacquemin referiu que faz parte “da primeira geração que sente os efeitos do aquecimento global e a última que pode fazer alguma coisa em relação a isso. Acima de tudo, para mim, a Nãm representa uma oportunidade única para demonstrar que soluções concretas e acessíveis podem fazer a diferença”.
O processo de produção de cogumelos passa pelo reaproveitamento das borras de café, que durante o processo de preparação do mesmo só gastam 1% da sua biomassa. Os restantes 99% são usados como alimento para os cogumelos, e após estes crescerem as borras são usadas como fertilizante.
A NÃM desenvolveu ainda dois kits para produzir os seus próprios cogumelos em casa.