Águas do Alentejo investe no abastecimento de água para Almodôvar e Mértola

A Águas Públicas do Alentejo (AgdA) anunciou o começo de uma empreitada relativa aos eixos secundários da adução ao eixo Almodôvar e Mértola Sudoeste.

Isto significa que, desta forma, se criará um novo abastecimento de água para as vilas já referidas, segundo avança o Correio Alentejo.

A obra terá um valor de quase 2,2 milhões de euros e pretende “assegurar a ligação ao Sistema de Abastecimento de Água de Monte da Rocha da freguesia de Santa Cruz, em Almodôvar, e das freguesias de São Miguel do Pinheiro e de São Sebastião dos Carros, em Mértola”.

A AgdA adiantou que se tratam de “locais altamente carenciados de água para abastecimento público, como consequência da elevada escassez de água nas origens locais e da fraca qualidade das mesmas, associado aos prolongados períodos de secas verificadas nos últimos anos”.

Recorde-se que o sistema de abastecimento de água de Monte da Rocha, que será ligado ao Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva “previsivelmente entre o final de 2023 e o início de 2024”, serve uma população residente total de 18 mil habitantes. A sua criação implicou “a reabilitação e ampliação da estação de tratamento de água em termos de capacidade e processo de tratamento e a construção de 202 quilómetros de condutas, de 18 reservatórios, dos quais 17 são novos e um foi reabilitado, e de 11 estações elevatórias, das quais 10 são novas e uma reabilitada”, lembra a AgdA.